quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os temidos miomas...

Hoje vou falar sobre miomas. Como já sofri bastante com isso, vou contar um pouco sobre o que passei e aprendi com os temidos miomas...
Ouvi muita coisa de muito médico a respeito, alguns até com idéias completamente opostas, pois cada profissional tem uma conduta diferente.
O meu médico escolhido, o Dr. Fábio, definiu o mioma como se fosse uma verruga, uma pinta, que pode aparecer em algumas mulheres. Pode nascer e ficar lá, intacto, uma vida inteira sem atrapalhar em nada, ou pode em alguns momentos crescer, e ás vezes até atrapalhar, aí é preciso tirar, o que também é um procedimento super simples e minimamente invasivo.
Quando descobri o meu, por acaso, ele era do tamanho de um grão de arroz, não tinha nem 2cm. É o chamado mioma subseroso - localizado na porção mais externa da parede uterina, causando deformidade do contorno do órgão ou até mesmo se destacando do corpo uterino. Esses miomas alojados nesta parte do útero costumam não atrapalhar na gravidez, por estar fora do centro do útero, onde se desenvolve o feto. Existe o mioma intramural - que se encontra na sua maior porção na espessura da parede uterina causando pouca ou nenhuma deformidade da camada externa ou interna do útero e o mioma submucoso - localizado na face mais interna do útero causando deformidade da cavidade uterina.
6 meses antes do exame que acusou o mioma, havia feito outro ultra-som, e meu útero estava "limpinho", não tinha nenhum cisto, nem mioma. Passado algum tempo senti que minha pele ficou mais oleosa, espinhas apareceram a rodo e cresceram mais pêlos em meu rosto. Foi então que resolvi ir atrás para saber o que estava acontecendo comigo.
Ouvi muito que mulheres com cistos e mioma, quando conseguem engravidar podem ter uma gravidez de risco, principalmente no começo; podem ter parto prematuro tb, pq os miomas crescem durante a gravidez, entre outras coisas e realmente morri de medo no comecinho da minha Oliva não vingar, mas hoje penso que foi pura bobagem e informação demais com certeza pode atrapalhar.
A única precaução que tive, por conta disso, foi tomar progesterona natural nos primeiros 3 meses de gravidez, o chamado Utrogestan, que ajuda a evitar sangramentos. A progesterona ajuda a manter o feto quando uma mulher tem baixa. Fiz um exame no começo da gravidez e a minha estava no limite. Tive que tomar por precaução mesmo, pq a baixa progesterona pode causar dores, cólicas, sangramentos... A única coisa que tive no começo foram algumas dores, mas isso também era completamente normal, o útero expandindo a todo vapor, mil mudaças no corpo... Meu quadril, que sempre foi grande ficou maior ainda - o que nunca imaginei que aconteceria comigo, por sempre ter me considerado uma "mulher parideira" pelo tamanho do meu quadril...rs mas a natureza pede mais... e foi muito mais...rs
Uma das médicas do meu pré-natal, não o Dr. Fábio, acabou implantando algumas minhocas na minha cabeça. Ouvi dizer que a possibilidade de eu ter um parto normal era mínima, pq a mioma atrapalharia no ritmo das contrações e poderia desacelerar o parto. Isso é possível de acontecer, mas não vai ser o mioma que vai determinar o meu parto. Que minha barriga sempre seria maior do que o normal por conta do mioma, não somente pelo bebê. Que as dores que eu sentia eram por causa do mioma crescendo... tudo era o mioma.
Em todos os exames de ultra-som que fiz, principalmente o último com o Dr. Moron (que é o melhor do Brasil em ultra-som), ele disse que o meu mioma é imperceptível, pelo tamanho enorme que já está meu útero e pelo tamanho do bebê tb. Não tenho com o que me preocupar, o mioma praticamente não existe na minha vida e já não deveria existir há muito tempo.
De menos de 2cm, hoje ele tem 4cm. Cresceu sim e vai crescer mais durante a gravidez, mas é uma coisa normal, natural, e não vai determinar nada na minha gravidez.
A definição de mioma pra mim, hoje em dia, é apenas uma verruguinha, uma pinta que pode aparecer em algumas mulheres. Tão simples assim.

14 comentários:

edgarpetriccione disse...

É, tem muita gente falando muita bobagem sobre miomas na internet e até alguns médicos podem passar informações erradas sobre isso. É claro que tem algumas precauções a serem tomadas, mas nada para se preocupar demais e deixar de curtir uma coisa tão maravilhosa como uma gravidez.

Julia Bayeux Petriccione disse...

Que lindo seu depoimento, meu amor! Bjoooosss

gilmar da silva silva disse...

minha esposa esta gravida de 6 meses e tem um mioma fora do utero , do lado esquerdo ela fica preocupada mais a medica falo para ela ficar tranquila , que na sezaria ele falo que ira retirar o mioma ... mais ontem na ultrasson o medico faloo que esta tudo bem com o bebe , mais falo que iria ligar para a medica dela ai ela ficou preocupada ...esse medicos ...so DEUS .......

Michele pacheco souza disse...

E tenho mioma e tive minha filha de parto normal . Hoje ela estar com 6anos

Unknown disse...

Pois bem meninas,sqn....Eu tive um aborto,e minha segunda gestacao foi de risco.Mioma cresceu junto com o bb.Tive dores horriveis,idas e vindas do hospital,internacao com32 semanas devido a trabalho de parto prematuro.Mas Deus e bom.Tive que fk de repouso total (ate entao era repouso relativo)tomar a Beta pra fortalecer pulmaozinho.Segurei o Josue ate as 36 semanas.Foi qnd fui fazer a ultima eco do pre.A medica percebeu que Bb tava prejudicado.Mioma tava mt grande.Cesarea de emergencia.Josue nasceu.Meu Milagre.E surpresa do medico q disse q mioma tava maior ainda pois tunha uma parte q fk por tras do bb por isso nao aparecia nas ecos.Ele disse:um pequeno que venceu um gigante.Dai acrescentamis o nome Davi.Tive hemirragia durante a cesarea.E hj o mioma ainda esta grande mesmo com tratamento.Um mioma que surgiu na gravidez.Mioma precisa de acompanhamento.Agradeco a Jesus,pq tive uma medica maravilhosa.E sem falar na mao do Senhor em td tempo.Hoje Josue Davi tem 1ano e 2m.Fk 11 dias na incubadora pra ganho de peso.Nao teve nenhum problema.Perfeito.Lindo e de presente para q seu pai e eu Sempre lembremos desse milagre Deus deu um lindo par de olhos azuis.Parece comum???ah,nao mencionei que eu sou negra.Um lindo moreno de olhos azuis.Outro milagre.Oro pra q ninguem passe por isso.Mas achei bom relatar.Pq quem ta passando procura ouvir algo do tipo:eu passei e venci,vc tb vencera.Abc.Luciane

stefane disse...

eu estou com 37 semanas e tenhu um mioma subseroso de 10 centimentros os médicos dizem coisas totalmente diferentes uns q o melhor é o normal outros q a cesariana é melhor ja não sei o q pensar

Jd Araújo disse...

Fui fazer uma ultra para avaliar o mioma aí a médica falou q eu estava grávida. Passei 15 anos tentando engravidar. Foi um milagre. Hoje estou com 32 semanas e o mioma com 7,5 está diminuindo, já chegou em 10,4. Agora está surgindo muitas dores no mioma. A médica quer q seja normal mas acho q ñ vou aguentar. Vou pedir a ela para tirar o bb quando completar 36 semanas. É muita dor.

Unknown disse...

Oi fiquei emocionada com seu depoimento tbm estou passado por essa situação gostaria de saber qual era o tamanho do seu mioma e o tipo ? Só pra tirar minha dúvida kk

Dani disse...

Oi fiquei emocionada com seu depoimento tbm estou passado por essa situação gostaria de saber qual era o tamanho do seu mioma e o tipo ? Só pra tirar minha dúvida kk

Laila Carla disse...

Oi estou de 10 semanas e tenho um mioma subseroso tive um hemorragia com 8 semanas os médicos dizem que foi o mioma que sangou. Mas está tudo bem com meu bebê mas fico apreensiva com medo desse mioma crescer

Laila Carla disse...

Oi estou de 10 semanas e tenho um mioma subseroso tive um hemorragia com 8 semanas os médicos dizem que foi o mioma que sangou. Mas está tudo bem com meu bebê mas fico apreensiva com medo desse mioma crescer

St disse...

Esses comentários estão a fortalecer me, Deus vai conceder a minha bênção. estou com um mioma intramural com 3cm, já algum anos, evoluiu muito no ano passado, venho tentando engravidar e não consigo. um médico disse q tenho de fazer uma cirurgia para retira lo. Já nem sei o que fazer,vossa histórias me confortam, Deus é maior um dia a minha alegria vai chegar. Parabéns para todas as mães q venceram essa batalha.

Fabiana disse...

Sim, meu caso também é grave. Quem me dera, uma verruguinha...
Algumas aqui só pq tiveram miomas pequenos e não tiveram problemas, acham que todos os casos são iguais...Sqn mesmo!...Eu tenho 5! Estou com 4 meses de gestação, o mioma maior estava com 13 cm, os médios com 5cm e 6 cm, e os pequenos 2 cm cada, mas eles não param de crescer e com eles os riscos, e o pouco espaço para o bebê.... Provavelmente nascerá prematuro, mas Deus nos ajudará e dará tudo certo!

Missionária Alessandra Silva disse...

Tive o meu filho com 38 semanas e miomas externos gigantes fora do útero. Senti dores em toda gestação.Mas Deus me deu o meu milagres.